(43) 3554-1212
prefeitura@congonhinhas.pr.gov.br

Avenida Dr. David Xavier da Silva, 266 - Centro - CONGONHINHAS - Paraná

Acesse o webmail
Avenida Dr. David Xavier da Silva, 266 - CEP: 86320-000 - Congonhinhas - PR
(43) 3554-1212

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Tecpar

Paraná vai atender 50% da demanda nacional em medicamentos biológicos

Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017

Visualizada 98 vezes


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), um dos três laboratórios que vai desenvolver produtos monoclonais estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), ficou responsável por atender 50% da demanda do Ministério da Saúde em quatro medicamentos. A nova distribuição da produção de medicamentos monoclonais e insumos biológicos no país por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) já foi divulgada pelo ministério. 

O objetivo dessa distribuição é organizar, entre Fiocruz/Biomanguinhos, Instituto Butantan e Tecpar – laboratórios com maior expertise no tema –, a elaboração de produtos biológicos estratégicos para o SUS. 

A organização entre essas instituições de pesquisas irá facilitar o processo de fabricação de insumos para o tratamento de artrite, câncer e doenças autoimune, por exemplo.

Com a nova distribuição, o Tecpar vai atender a 50% da demanda com os monoclonais Bevacizumabe, Infliximabe e Trastuzumabe, além do Etanercepte. De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, essa distribuição é importante tanto para os laboratórios quanto para a pasta por reunir medicamentos por plataforma. “Agora, nosso desafio é implementar esses projetos que vão trazer mais autonomia ao SUS”, diz.

Segundo o Ministério, os demais laboratórios públicos serão especializados em outras sete plataformas: Síntese Química, hemoderivados, doenças raras, fitoterápicos, doenças negligenciadas, produtos para a saúde e medicina nuclear. O objetivo da especialização dos laboratórios por meio da Nova Política de Plataformas Inteligentes de Tecnologia em Saúde é oferecer competitividade, escala de comercialização dos produtos e capacitação dos pesquisadores.

A expectativa do Ministério da Saúde é que haja um investimento privado de R$ 6,4 bilhões, a construção de pelo menos três novas fábricas, geração de mais de 7,4 mil vagas de empregos qualificados, além do envolvimento de cerca de 450 doutores especializados em pesquisas para auxiliar o desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde.

TECPAR - O Tecpar é uma empresa pública do Governo do Estado e tem 76 anos de atividade. Os negócios do instituto são divididos em quatro grandes unidades: Soluções Tecnológicas, para dar apoio às empresas que buscam inovar; Empreendedorismo Tecnológico Inovador, com suas incubadoras tecnológicas e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde; Educação, com qualificação para o mercado privado e ainda com desenvolvimento de capacitações para servidores municipais de prefeituras paranaenses; e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica, com desenvolvimento e produção de kits diagnósticos veterinários, vacina antirrábica e produção de medicamentos de alto valor agregado para a saúde pública brasileira.

O instituto foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser um dos fornecedores oficiais de medicamentos biológicos, que serão produzidos nos próximos anos.

Além disso, o instituto atende demandas do Governo do Estado, sendo executor de projetos na área de energias renováveis e empreendedorismo tecnológico.

Saiba mais sobre o instituto em www.tecpar.br

Paraná vai atender 50% da demanda nacional em medicamentos biológicos

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento ao Público: Manhã: 08:00 às 12:00 / Tarde: 13:00 às 17:00 horas.
Avenida Dr. David Xavier da Silva, 266 - CEP: 86320-000 - Congonhinhas - PR
(43) 3554-1212